
Na manhã desta segunda-feira (4/8), a Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão, além de medidas cautelares, contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES). A decisão partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O parlamentar foi abordado por agentes federais assim que desembarcou no Aeroporto de Brasília, vindo de uma viagem aos Estados Unidos. Por ordem de Moraes, ele deverá passar a usar tornozeleira eletrônica.
De acordo com fontes da PF, o passaporte diplomático que o senador utilizou para sair do país foi recolhido. A saída do Brasil ocorreu após Do Val descumprir determinação anterior de Moraes, que havia ordenado o bloqueio de suas contas bancárias após a publicação de um vídeo gravado em território norte-americano.
A tornozeleira eletrônica está sendo instalada no Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime), ligado à Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF). O senador está acompanhado pelo advogado Iggor Dantas.