O governo dos Estados Unidos decidiu retirar a sobretaxa de 40% que vinha sendo aplicada a uma série de produtos agrícolas brasileiros. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) pelo presidente Donald Trump, após a publicação de uma nova ordem executiva pela Casa Branca.
Entre os itens liberados estão café, chá, frutas tropicais e seus sucos, cacau, especiarias, além de produtos como banana, laranja, tomate e carne bovina. Todos esses itens estavam na lista atingida pelo Decreto Executivo 14.323, que determinava a cobrança adicional.
Segundo o documento divulgado pelo governo norte-americano, a medida foi tomada depois de uma conversa telefônica entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto menciona que ambos concordaram em avançar em negociações para tratar dos pontos levantados no decreto anterior — tratativas que ainda seguem em curso.
A Casa Branca também afirma que diferentes órgãos e autoridades participaram das recomendações apresentadas ao presidente, destacando que houve “avanços iniciais” no diálogo com o Brasil. Com isso, parte dos produtos agrícolas do país não precisaria mais ficar sujeita à tarifa extra que estava em vigor.
O anexo publicado pelo governo norte-americano detalha os itens que deixam de ter a cobrança adicional. Trump argumenta, na ordem executiva, que as mudanças são “necessárias e adequadas” diante do cenário que havia motivado o decreto inicial.