A Europa entra na reta final para saber quais serão as últimas seleções do continente garantidas na Copa do Mundo de 2026. Ainda restam quatro vagas destinadas aos europeus, e elas serão preenchidas através da repescagem marcada para março do ano que vem.
No total, 16 seleções participam desta fase decisiva. São os vice-líderes de cada grupo das Eliminatórias somados a quatro equipes que chegaram por meio da Nations League.
Quem disputa a repescagem europeia
Participam desta etapa:
Eslováquia, Kosovo, Dinamarca, Ucrânia, Turquia, Irlanda, Polônia, Bósnia e Herzegovina, Itália, País de Gales, Albânia, República Tcheca, Suécia, Romênia, Irlanda do Norte e Macedônia do Norte.
A organização foi feita em potes, levando em consideração o desempenho das equipes nas Eliminatórias e na Nations League. Os melhores vice-colocados ficaram no pote 1, enquanto o pote 4 reúne seleções que vieram da Nations League.
Os jogos semifinais serão disputados em 26 de março, e as decisões de cada chave acontecem no dia 31. Apenas o vencedor de cada chave garante vaga no Mundial.
Confrontos da repescagem europeia
Chave 1
- Itália × Irlanda do Norte
- País de Gales × Bósnia e Herzegovina
O mandante da final será o vencedor de País de Gales × Bósnia e Herzegovina.
Chave 2
- Ucrânia × Suécia
- Polônia × Albânia
Quem avançar de Ucrânia × Suécia terá o mando da final.
Chave 3
- Turquia × Romênia
- Eslováquia × Kosovo
A decisão será sediada pelo vencedor de Eslováquia × Kosovo.
Chave 4
- Dinamarca × Macedônia do Norte
- República Tcheca × Irlanda
O mandante da final será o vencedor de República Tcheca × Irlanda.
Copa do Mundo 2026
O sorteio dos grupos está marcado para 5 de dezembro, em Washington (EUA). A competição será realizada em três países, Canadá, México e Estados Unidos, que terá 104 partidas entre 48 seleções.
A abertura ocorrerá em 11 de junho e a grande final no dia 19 de julho.